Brasil supera expectativas e encerra Parapan de Santiago com a melhor campanha da história, totalizando 343 medalhas.

A delegação brasileira encerrou sua participação no Parapan de Santiago (Chile) com a melhor campanha da história, ao totalizar 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), 35 a mais que na edição passada, há quatro anos, em Lima (Peru). Líder no quadro de medalhas, o Brasil deixou para trás Estados Unidos, segundo colocado com 166 pódios, e Colômbia (em terceiro com 161). O Brasil segue hegemônico na competição, liderando a classificação geral, desde a edição do Rio de Janeiro (2007).

De acordo com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, a delegação superou todas as marcas de todos os tempos com uma participação muito importante nos Jogos, contando com 40% de atletas jovens que disputaram a competição pela primeira vez. Mais de 100 medalhas foram conquistadas por jovens, proporcionando uma competição espetacular.

No último domingo, o Brasil conquistou 11 pódios, garantindo as últimas medalhas no ciclismo e badminton. Destacaram-se as vitórias de atletas brasileiros. No badminton, Daniele Souza venceu a peruana Jaquelin Javier, conquistando o ouro na classe WH1 (cadeira de rodas). Além disso, a dupla formada por Edwarda Dias e Rogério Oliveira bateu o compatriota Adriane Ávila e Yuki Roberto, garantindo a medalha de ouro na final de duplas mistas. Já no ciclismo, Jady Malavazzi venceu a prova de ciclismo de estrada, deixando para trás competidoras norte-americanas e conquistando a medalha de ouro para o Brasil.

Outras conquistas importantes incluíram a prata de Maria Gilda Antunes no badminton e a prata de Vitor Tavares na classe SH6, também no badminton. No ciclismo, Bianca Canovas Garcia levou o ouro na prova individual contrarrelógio da classe B2, com o auxílio da guia Nicolle Borges.

O presidente do CPB comemorou as conquistas, ressaltando que o resultado deixa a delegação brasileira mais próxima do sonho de garantir uma vaga nos Jogos de Paris 2024. Com essa performance impressionante, o Brasil demonstrou mais uma vez sua excelência e domínio na competição paralímpica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo