Rompimento de adutora na Baixada Fluminense afeta abastecimento de água em milhares de moradores do Rio e de municípios vizinhos

Na madrugada desta terça-feira, um rompimento de uma adutora na Baixada Fluminense impactou o abastecimento de água de milhares de moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro. A concessionária Águas do Rio detectou o dano na tubulação que passa pelo bairro de Prados Verdes, em Nova Iguaçu, por volta das 4h da manhã.

De acordo com informações da Defesa Civil de Nova Iguaçu, pelo menos sete imóveis foram atingidos pela água que vazou da adutora, na área conhecida como km 32. Não há relatos de feridos ou desabrigados, no entanto, os agentes da Defesa Civil estão realizando vistorias nos imóveis atingidos para verificar se houve danos estruturais.

A concessionária Águas do Rio informou que equipes estão trabalhando desde cedo para consertar a tubulação danificada e prestar apoio aos moradores afetados. Como resultado do rompimento, foi necessário diminuir o abastecimento de água nos municípios de Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, além de cerca de 30 bairros da zona norte da capital fluminense.

Os bairros da zona norte afetados pela redução no abastecimento são Guadalupe, Marechal Hermes, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Colégio, Vicente de Carvalho, Irajá, Vila Kosmos, Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Manguinhos, Bonsucesso, Ramos, Del Castilho, Tomás Coelho, Cavalcante, Higienópolis, Jacarezinho, Jacaré, Ilha do Governador, Cidade Universitária, Barros Filho, Coelho Neto, Acari, Pavuna e Parque Columbia.

Além da zona norte, o rompimento da adutora também afetou sete bairros da zona oeste da cidade do Rio, que são abastecidos por outra concessionária, a Rio+Saneamento. Foi necessário reduzir o fornecimento de água nos bairros de Campo Grande, Bangu, Realengo, Jabour, Jardim Sulacap, Campos dos Afonsos e Senador Camará, atendidos pela empresa.

O problema causado pelo rompimento da adutora resultou em transtornos significativos para a população afetada, que enfrentou dificuldades no acesso à água potável para suas necessidades diárias. As autoridades competentes e as concessionárias estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível e minimizar o impacto nos moradores da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo