Sesa promove a 2ª edição do Encontro de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência na ESP/CE.

Secretaria da Saúde do Ceará promove encontro de cuidado à saúde das pessoas em situação de violência

Na terça-feira (28) e quarta-feira (29) de novembro de 2023, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu a segunda edição do Encontro de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência. O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e teve como objetivo promover a escuta e integrar as parcerias e compromissos de representantes de instituições de defesa dos Direitos Humanos e do Sistema de Proteção em torno da Política Estadual de Atenção à Saúde dessas pessoas.

A coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, representou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, e destacou em sua fala de abertura o histórico da rede de proteção no Estado e enfatizou a importância da união dos diversos parceiros nos cuidados a essas pessoas. Desde 2018, a rede Ponto de Luz trabalha com unidades de Saúde como referência para o atendimento às vítimas de violência. Hoje, qualquer unidade tem a obrigação de atender com um cuidado diferenciado a cada tipo de público. Segundo Luciene Alice, é essencial estar juntos no apoio a essa população, pois não é possível conviver mais com tanta violência, principalmente envolvendo mulheres, crianças e adolescentes.

Durante a oficina, foram compartilhadas experiências e traçadas ações voltadas para a população em situação de violência. A diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, ressaltou que o evento marcou não apenas a apresentação da política, mas o início de uma integração para disseminar processos formativos e de capacitação para capilarizar esse tema nos municípios.

Além disso, o secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas, Jorge Tabajara, destacou a importância da parceria para prevenir a letalidade da violência, a fim de evitar a ocorrência de crimes como o feminicídio. O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos.

A oficina promovida pela Sesa representa um importante passo no fortalecimento das políticas de cuidado e proteção às pessoas em situação de violência no Ceará. Com a integração e união de diversos parceiros, espera-se que a assistência a essa população seja aprimorada, contribuindo para a prevenção e mitigação de casos de violência no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo