SAP e Instituição Flor da Pele doam 130 peças de vestuário infantil para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) realizou uma parceria com a Instituição Flor da Pele para doar 130 peças de vestuário infantil, confeccionadas pelas internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), para duas instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

As internas que participaram da confecção das roupas fazem parte da oficina de costura do projeto “Arte em Cadeia” da unidade prisional feminina e foram capacitadas por meio do projeto “Sou Capaz”, financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em Estabelecimentos Penais (Procap) e do Pronatec, todos executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A ação contou com a doação de resíduos têxteis por empresas do segmento de vestuário e faz parte do projeto “Cinderela”, cujo objetivo é distribuir as roupas em comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza. A iniciativa busca impulsionar a ressocialização por meio da capacitação profissional e da conscientização solidária das internas do sistema prisional.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, destacou a importância do projeto, afirmando que a iniciativa visa restaurar a dignidade e humanização das internas, além de ressaltar a importância de seu trabalho e despertar a consciência de que podem fazer o bem, independentemente de sua situação.

Os beneficiados com as doações, como o educador do Instituto Metamorfose, Anailson Fernandes, comemoraram a parceria, enfatizando os benefícios tanto para as crianças atendidas como para as mulheres que participam do projeto no sistema prisional. O diretor da instituição Karatê Dragões do Futuro, Adson Araújo, também ressaltou a relevância da ação e a gratidão pelas peças recebidas.

Por sua vez, a interna Erica do Nascimento expressou sua satisfação em poder contribuir para o auxílio de crianças vulneráveis, destacando a importância da ação para sua própria realização pessoal e profissional. A iniciativa demonstra que programas de ressocialização podem impactar positivamente não apenas as internas, mas também a sociedade como um todo.

A parceria entre a SAP, as instituições beneficiadas e as internas do sistema prisional representa um importante passo na busca por soluções e oportunidades para indivíduos em situação de vulnerabilidade, demonstrando que a inclusão social e a capacitação profissional são elementos essenciais para a construção de um futuro mais promissor para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo