Empresários podem aproveitar as festas de fim de ano para aumentar vendas e consolidar negócios, segundo Sebrae RJ

Com a chegada das festas de final de ano, muitos empreendedores, principalmente os micro e pequenos empresários, estão buscando maneiras de alavancar as vendas e consolidar seus negócios. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio), as datas festivas como o Natal e Ano Novo se tornam uma oportunidade para aumentar as vendas e ampliar a atuação no mercado.

A analista do Sebrae Rio, Mara Godoy, destacou a importância dessas datas para o comércio, ressaltando que os empresários podem aproveitar a oportunidade para ofertar produtos e serviços que se adequem ao clima festivo, como presentes, alimentos, bebidas, moda, decoração e som. Godoy também ressaltou a importância do planejamento e da realização de ações específicas, como campanhas temáticas e benefícios para os clientes, para atrair e fidelizar o público-alvo.

Além disso, a analista do Sebrae Rio destacou a importância de oferecer produtos e serviços de qualidade, e aconselhou os empreendedores a investirem em ações criativas para atrair os consumidores, como brindes, cashback e ações para incentivar o retorno dos clientes.

Para o futuro, o Sebrae Rio propõe que os empreendedores inovem em seus negócios, associando práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa), investindo na digitalização dos negócios, e considerando até a possibilidade de trabalhar com inteligência artificial para ganhar agilidade e eficiência. Além disso, é importante que os empresários estejam atentos aos novos modelos de negócios, personalizem produtos e serviços de acordo com o público-alvo e desenvolvam ações de empreendedorismo social.

No atual cenário de pós-pandemia, os consumidores estão em busca de produtos e serviços que tragam sensação de alívio e bem-estar, o que indica uma mudança nos hábitos de consumo. O Sebrae Rio ainda disponibiliza gratuitamente um material com orientações para impulsionar os negócios dos micro e pequenos empresários. A iniciativa visa auxiliar os empreendedores a se adaptarem às novas demandas e tendências do mercado, de forma a garantir a longevidade de seus negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo