Dos 60 candidatos que obtiveram nota mil, apenas quatro são provenientes da rede pública de ensino, apesar de 40% do total de participantes do exame serem estudantes da rede pública. Esses números mostram que ainda há desigualdades no acesso à educação e preparação para o Enem.
Segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o tema da redação foi um dos principais fatores que contribuíram para o aumento no número de notas máximas. O tema abordou os desafios enfrentados para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil. Lacerda ressaltou a relevância social e a ampla discussão desse tema como fatores que proporcionaram aos candidatos as condições necessárias para abordá-lo com fluidez e profundidade, resultando no aumento de notas máximas neste ano.
A redação do Enem é uma parte crucial da avaliação, uma vez que exige habilidades de escrita, argumentação e domínio do tema proposto. O aumento no número de candidatos que conseguiram atingir a nota máxima reflete não apenas o desempenho individual dos estudantes, mas também a importância de temas relevantes e socialmente impactantes para estimular a reflexão e o debate.
Esse resultado também levanta questões sobre a preparação oferecida aos estudantes da rede pública, bem como a necessidade de garantir igualdade de condições e oportunidades para todos os participantes do Enem. Espera-se que o aumento no número de notas mil sirva como estímulo para aprimorar a qualidade do ensino e da preparação para o exame, visando a melhoria do desempenho de todos os candidatos, independentemente de sua origem educacional.