Físico José Soares de Andrade Júnior lidera nova fase de pesquisa na área da Saúde no Ceará!

O Ceará está avançando na área da saúde com a implementação do Programa Cientista-chefe, que tem como objetivo desenvolver soluções de ciência, tecnologia e inovação para aprimorar os serviços e a qualidade de vida da população. Um exemplo dessa atuação colaborativa é a nomeação do físico José Soares de Andrade Júnior como cientista-chefe de Dados da Saúde, em um esforço conjunto entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Soares teve destaque durante a pandemia de covid-19, realizando análises detalhadas dos indicadores de saúde e auxiliando na tomada de decisões do governo estadual. Agora, ele e sua equipe irão atuar na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), com o intuito de aplicar metodologias e pesquisas científicas para encontrar soluções.

Com o apoio de outros físicos, médicos e epidemiologistas, o grupo buscará compreender o comportamento de doenças como câncer e analisar eventos de violências letais sob uma perspectiva epidemiológica. Essas pesquisas visam fornecer informações de qualidade para embasar políticas públicas na área da saúde.

Além da atuação na Saúde, o Programa Cientista-chefe conta com 20 cientistas-chefe em áreas como Segurança Pública, Educação, Análise de Dados, Recursos Hídricos e Energias Renováveis. Cada equipe é coordenada por um cientista-chefe cuja escolha segue critérios como produção científica e formação, além da relação da área de atuação com as demandas do órgão estadual.

Com a nomeação de José Soares como cientista-chefe de Dados da Saúde, o estado do Ceará dá mais um passo em direção à utilização da ciência e da tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Espera-se que os projetos desenvolvidos sob sua liderança tragam resultados positivos e embasem a implementação de políticas de saúde mais eficientes e baseadas em evidências científicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo