Lula anuncia obras do túnel imerso entre Santos e Guarujá em evento comemorativo aos 132 anos do Porto de Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (2) o início das obras do túnel imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A construção do túnel faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será resultado de uma parceria público-privada com um investimento de R$5,8 bilhões.

Durante a solenidade, que também comemorou os 132 anos do Porto de Santos, Lula reafirmou a importância do Estado como impulsionador do desenvolvimento do país. O presidente criticou a narrativa no Brasil que visa “destruir” a imagem do poder público e defendeu o papel do Estado como indutor do desenvolvimento.

Lula ressaltou que a construção do túnel é um empreendimento custoso e, por isso, será feita em parceria com o setor privado, aproveitando o projeto já desenvolvido pelo estado de São Paulo. O presidente destacou que a parceria será fundamental para a realização do túnel, que será o primeiro túnel imerso da América Latina, com 860 metros entre as margens, ficando a uma profundidade de 21 metros sob o fundo do canal entre os dois municípios.

Além disso, Lula também fez a entrega simbólica de 90 unidades do conjunto habitacional Parque da Montanha, no Guarujá, que beneficiará 649 famílias que vivem em palafitas às margens do Porto de Santos. O investimento do governo federal, em parceria com a prefeitura local, foi de R$58,3 milhões.

A solenidade contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que foi vaiado durante seu discurso, levando Lula a defender o direito à diferença e a normalidade no país. O presidente ressaltou que a parceria com o estado de São Paulo para a construção do túnel será benéfica e destacou a importância do Porto de Santos, considerado o maior do hemisfério Sul e responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil.

A construção do túnel Santos-Guarujá será de grande importância para os mais de 5 milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista. A obra também proporcionará mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo