Micro e pequenas empresas geraram 80% dos empregos em 2023, aponta pesquisa do Sebrae a partir dos dados do Caged

As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de oito em cada dez empregos na economia brasileira em 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que as MPE foram responsáveis por 1,18 milhão de novas vagas, o que corresponde a 80,1% do saldo de 1,48 milhão de novos empregos no ano passado.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que as micro e pequenas empresas se destacam na geração de empregos, e em 2023, o setor de serviços liderou a criação de empregos, acumulando 631 mil novas vagas. O comércio e a construção também se destacaram, contribuindo com 263,25 mil e 180,52 mil vagas, respectivamente. Por outro lado, em dezembro de 2023, foi registrado um saldo negativo de 430 mil vagas, com 178 mil postos de trabalho fechados por micro e pequenas empresas e 195 mil por médias e grandes empresas.

De acordo com o Sebrae, o setor de restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas foi um dos destaques na geração de empregos, com 69 mil contratações. Além disso, a construção de edifícios e o comércio varejista de mercadorias em geral também contribuíram significativamente para a criação de novas vagas, com saldos de 58,1 mil e 47,9 mil vagas, respectivamente.

Apesar do saldo negativo em dezembro, o Sebrae destacou que houve uma redução no número de empregos encerrados em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, atividades como o comércio varejista de mercadorias em geral, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, e os hotéis e similares foram as que mais contribuíram para a geração de empregos nesse período.

Diante dos dados divulgados pelo Sebrae, fica evidente a importância das micro e pequenas empresas para a geração de empregos no país, e como esses empreendimentos desempenham um papel fundamental na economia. A pesquisa reforça a necessidade de políticas de apoio e incentivo a esses negócios, visando à manutenção e ao crescimento do mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo