Reunião no Palácio da Abolição discute estratégias para fortalecer o empreendedorismo no Ceará em 2024

Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024, no Palácio da Abolição, a vice-governadora Jade Romero e o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, se reuniram com representantes de instituições que participam do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará. O encontro teve como objetivo discutir as estratégias de atuação para o setor em 2024.

Dentre os presentes, destacou-se a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que apresentou o plano do Governo Federal para fortalecer o empreendedorismo regional. França ressaltou a importância das microempresas e empresas de pequeno porte na geração de novos empregos no Brasil, especialmente em um momento em que grandes empresas brasileiras estão competindo mundialmente e já não dependem exclusivamente do mercado nacional.

Durante o evento, o ministro apresentou propostas do governo para o setor, incluindo a criação de um programa de renegociação de dívidas para pessoa jurídica e a concessão de linhas de crédito com juros semelhantes aos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Estas ações visam a estimular a atividade empreendedora e apoiar as políticas públicas para o empreendedor cearense.

O secretário Vladyson Viana destacou o compromisso do Ceará em apoiar os microempreendedores, citando o Fórum da Microempresa como um importante espaço de formulação e diálogo com as organizações que atuam neste segmento. Ele ressaltou os desafios enfrentados pelos micro e pequenos empresários em um mercado de trabalho em constante mudança.

A vice-governadora Jade Romero destacou a consonância entre as políticas desenvolvidas no âmbito federal e as ações realizadas no Ceará. Ela mencionou o programa Ceará Credi, em parceria com o BNB, como uma oportunidade especial para a população mais pobre e as mulheres em situação de vulnerabilidade, destacando a importância do incentivo para que alcancem novos patamares em suas vidas.

Fundado em 2011, o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará realiza a articulação entre agentes públicos e privados para estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no estado. Atualmente, o Fórum conta com a participação de 27 instituições, incluindo secretarias e autarquias estaduais, Sebrae, Alece, Aprece, bancos públicos e federações.

Em resumo, a reunião no Palácio da Abolição representa mais um passo importante no apoio e desenvolvimento do empreendedorismo no Ceará, com a presença de representantes do governo federal, do estado e de outras instituições relacionadas ao setor das microempresas e empresas de pequeno porte. As propostas apresentadas durante o evento mostram o compromisso em fortalecer este segmento da economia, gerando impactos positivos para o mercado de trabalho e a geração de empregos no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo