Parceria entre o governo federal e São Paulo garante construção de túnel submerso Santos-Guarujá, com investimentos de R$ 5,8 bilhões.




Senador comemora parceria para construção de túnel submerso Santos-Guarujá

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) utilizou seu tempo no Plenário nesta terça-feira (6) para celebrar a parceria entre o governo federal e o governo de São Paulo visando a construção do tão aguardado túnel submerso Santos-Guarujá. A obra, anunciada pelo presidente Lula na semana passada, tem previsão de receber investimentos de R$ 5,8 bilhões provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), além de contar com parceria público-privada (PPP), representando um avanço institucional para o país, de acordo com o parlamentar.

Segundo Kajuru, a parceria representa “uma lição de sensatez” e demonstra que “o interesse da população deve prevalecer sobre as divergências políticas”. O senador ressaltou a importância do diálogo entre as principais autoridades do Poder Executivo do Brasil e enfatizou que a parceria é um sinal positivo em tempos marcados por “irracionalismo e polarização ideológica”.

O túnel submerso será o primeiro da América Latina e terá um impacto significativo na mobilidade da região. Com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros passarão por baixo do canal que liga ao porto de Santos, o maior do Brasil, o túnel beneficiará cerca de 80 mil pessoas que circulam diariamente entre o Guarujá e o litoral Norte paulista.

Kajuru enfatizou que o tempo de percurso entre as localidades será drasticamente reduzido com a conclusão da obra. Atualmente, o tempo médio de deslocamento é de mais de uma hora por rodovia, e de 20 minutos a 2 horas (ou até 3 horas em casos extremos) por balsa, sendo reduzido para apenas 2 minutos com a utilização do túnel submerso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo