Senado analisa projeto de lei que prevê sinalização especial em faixas de pedestres para pessoas com autismo.







Projeto de lei prevê sinalização especial em faixas de pedestres para pessoas com transtorno do espectro autista

Projeto de lei prevê sinalização especial em faixas de pedestres para pessoas com transtorno do espectro autista

O Senado está analisando o projeto de lei (PL) 5.045/2023, de autoria da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que tem como objetivo a instalação de sinalização especial em faixas de pedestres para pessoas com transtorno do espectro autista. O texto aguarda a designação de relator na Comissão de Direitos Humanos (CDH) para dar continuidade ao seu trâmite legislativo.

O projeto propõe uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). Atualmente, a legislação vigente já prevê a instalação de “faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização”. No entanto, a proposta da senadora Ivete da Silveira busca adicionar um parágrafo específico para tratar de equipamentos situados em locais com grande fluxo de pessoas com transtorno do espectro autista. Segundo o texto, essas faixas deverão ser sinalizadas com símbolos pictográficos para auxiliar na compreensão das normas de trânsito.

Na justificativa do projeto, a senadora menciona experiências desenvolvidas na Espanha, onde algumas cidades adotaram sinalização pictográfica com mensagens como “pare”, “olhe”, “semáforo” e “cruze”, mais adequadas à autonomia e segurança das pessoas com transtorno do espectro autista. A proposta visa que a mesma iniciativa seja adotada no Brasil, principalmente em locais onde a circulação dessas pessoas seja frequente.

Ivete da Silveira ressalta a importância de entender que o transtorno do espectro autista não deve ser compreendido como uma doença, mas sim como uma variedade de condições com diferentes graus de restrições na comunicação e na interação social. Ela argumenta que essas características podem levar a dificuldades na interpretação da simbologia da sinalização de trânsito, justificando a necessidade de uma sinalização adicional, mais literal e menos interpretativa, direcionada especificamente a essas pessoas.

O projeto de lei estabelece que a mudança na sinalização começará a valer um ano após a eventual sanção da futura lei. Após passar pela Comissão de Direitos Humanos, a matéria precisará ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votada em plenário.

Este artigo foi produzido com base em informações da Agência Senado, reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado.


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