Comissão sobre Inteligência Artificial se prepara para votar relatório final com regras para uso de sistemas no Brasil

A Comissão sobre Inteligência Artificial está cada vez mais próxima de finalizar seu relatório final. Com a data limite para votação marcada para o dia 23 de maio, a expectativa é que o documento contenha sugestões de projetos de lei provenientes do Congresso Nacional, bem como contribuições do Executivo, do Judiciário e da sociedade civil.

O relatório, que irá estabelecer regras para o desenvolvimento, implementação e uso de sistemas de inteligência artificial no Brasil, seguirá um protocolo de tramitação que inclui a aprovação no Plenário do Senado e posterior análise na Câmara dos Deputados. A intenção é regulamentar o avanço tecnológico na área de inteligência artificial, garantindo que seja utilizado de maneira ética e segura.

Dentre os pontos que devem ser abordados no relatório estão questões como transparência no uso de algoritmos, responsabilização por eventuais danos causados por sistemas de inteligência artificial e proteção de dados dos cidadãos. A intenção é estabelecer um marco regulatório que permita o desenvolvimento da tecnologia, ao mesmo tempo em que protege os direitos individuais.

A equipe responsável pela elaboração do relatório ressalta a importância de considerar as diferentes perspectivas envolvidas, desde os aspectos técnicos e jurídicos até as preocupações éticas e sociais. A expectativa é que a proposta final contribua para um debate amplo e democrático sobre o uso da inteligência artificial no Brasil, visando sempre o benefício da sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo