Oficina de Carnaval no HGCC leva momentos de relaxamento e terapia ocupacional para mães de bebês na UTI

No dia 9 de fevereiro de 2024, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) promoveu uma oficina terapêutica de Carnaval, como parte das ações de Terapia Ocupacional para as mães que acompanham os filhos internados no Centro de Neonatologia da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A atividade teve como objetivo proporcionar momentos de relaxamento e prática artesanal, com cores vibrantes, texturas e diversidade de materiais.

A coordenadora de Terapia Ocupacional, Cláudia Hemerita, enfatizou que o objetivo da oficina é oferecer um acompanhamento onde as mães se sintam bem. Com a atividade, busca-se diminuir a ansiedade, o estresse, os medos, as angústias, as dificuldades enfrentadas pela chegada prematura dos filhos. Além disso, a oficina favorece a produção de leite materno, o que ajuda a diminuir o tempo de internamento do bebê.

Durante a oficina, as participantes foram embaladas por músicas carnavalescas, proporcionando um ambiente de alegria e descontração. Thayná Almeida, mãe de um bebê que está na UTI desde dezembro, afirmou que a oficina proporciona alegria, distração e a oportunidade de fazer amizades, sendo um momento de partilha e apoio.

Outra mãe, Francisca Graça Richelle, também destacou a importância da oficina terapêutica, revelando que se sentiu mais relaxada e conseguiu esquecer os problemas durante o momento. A iniciativa visa oferecer descontração para as mães que enfrentam a difícil situação de ter um filho na UTI Neonatal.

Além das mães, os pais também são acompanhados pelo Serviço de Acolhimento Materno do HGCC, participando dos cuidados e atenção aos filhos. Atualmente, 25 mães frequentam diariamente a unidade hospitalar. A oficina terapêutica de Carnaval se mostrou uma excelente oportunidade para promover o bem-estar das mães que passam por essa situação delicada, proporcionando momentos de descontração e alegria em meio aos desafios enfrentados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo