Projeto de Lei propõe redução de tarifa para transporte coletivo alternativo visando incentivos fiscais para cooperativas de vans.






Projeto de Lei propõe regime de incentivos fiscais para transporte coletivo alternativo

Projeto de Lei propõe regime de incentivos fiscais para transporte coletivo alternativo

19/02/2024 – 13:50

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro espera reduzir a tarifa cobrada nessa modalidade de transporte

O Projeto de Lei 6168/23, em análise na Câmara dos Deputados, cria um regime de incentivos fiscais para cooperativas de vans e profissionais autônomos de transporte coletivo alternativo. O objetivo é reduzir a tarifa cobrada dos usuários.

O Regime Especial de Incentivos para o Transporte Público Coletivo Alternativo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitaup) prevê redução de tributos sobre a prestação desses serviços e a compra de insumos (combustíveis e peças).

A autora do projeto é a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Ela afirma que o transporte alternativo desempenha um papel importante no dia a dia das cidades, atuando de forma complementar às empresas de ônibus em áreas de difícil acesso ou de demanda reduzida.

“É evidente que, quanto mais veículos rodando a serviço do transporte público coletivo, melhor para a comunidade. A desoneração fiscal é fundamental para impulsionar ainda mais a participação complementar das vans no serviço”, disse Carneiro.

Benefícios fiscais

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado por quatro comissões da Câmara (Desenvolvimento Urbano; Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania). Ele prevê os seguintes benefícios:

  • Redução a zero das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins que recaem sobre o faturamento do transporte alternativo;
  • Redução a zero da alíquota da Cide-combustíveis do óleo diesel utilizado na atividade;
  • Redução a zero das alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre óleo diesel e outros combustíveis, além de veículos, chassis, carrocerias e pneus.

Adesão e exclusão

Pela proposta, o Reitaup vai vigorar por cinco anos, sendo que a União deverá estipular anualmente o teto dessa desoneração.

O projeto exclui do regime os transportadores que possuírem dívidas com o  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o INSS e os fiscos (federal, estaduais ou municipais), ou que descumprirem regras do programa.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar


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