Repórter Fortaleza

Projeto de Lei propõe proibição de agrotóxico controverso no Brasil após 20 anos de proibição na União Europeia




Projeto de Lei proíbe uso de agrotóxicos com atrazina no Brasil

26/02/2024 – 15:27

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Padre João lembra que substância é proibida na União Europeia há 20 anos

O Projeto de Lei 5080/23, de autoria do deputado Padre João (PT-MG), tem como objetivo proibir o uso de agrotóxicos que contenham o princípio ativo atrazina em todo território nacional. A proposta já está em análise na Câmara dos Deputados e tem gerado discussões acaloradas.

A atrazina, atualmente utilizada para o controle de ervas daninhas em culturas como o milho e a cana-de-açúcar, é apontada como a principal responsável pela contaminação de águas subterrâneas e nascentes. Sua proibição na União Europeia desde 2004 tem levantado questionamentos sobre a segurança de seu uso em território brasileiro.

O deputado Padre João argumenta que a atrazina pode causar doenças mesmo em doses mínimas, colocando em risco a saúde dos trabalhadores que lidam com esses agrotóxicos. Além disso, ele destaca as dificuldades de fiscalização e monitoramento da substância no país.

No ano anterior, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já havia debatido o uso da atrazina e seus impactos no meio ambiente e na saúde pública.

Próximos passos: O projeto agora passará por análise nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de tramitação até sua possível aprovação ou rejeição.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar


Sair da versão mobile