Desenvolvimento regional impulsionado por projetos de pesquisa nas Fatecs: aumento de 60% em 2024 e mais alunos envolvidos.

Professores, coordenadores e alunos das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) Cariri e Sertão Central estão trabalhando juntos em diversos projetos de pesquisa que abordam temas relevantes para o desenvolvimento regional. Em 2024, as unidades estão desenvolvendo 12 novos projetos, representando um aumento de 60% em relação ao ano anterior.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) está apoiando 27 alunos com bolsas de iniciação científica, permitindo a execução de 20 projetos de pesquisa nessas instituições. A professora Doutora Elda Tahim, responsável pela Pós-graduação e Pesquisa no Instituto Centec, atribui esse crescimento ao interesse dos professores e alunos em inovar a partir de questões locais.

Ela destaca que o corpo docente conta com professores doutores engajados em pesquisas aplicadas que podem resultar em inovação e ser divulgadas em periódicos de relevância. Além disso, os alunos estão propondo ideias de pesquisas para resolver problemas locais que observam em suas comunidades.

Um fator que tem contribuído para o aumento da participação dos alunos em projetos de pesquisa é o incremento no valor das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT). Essas bolsas têm incentivado os alunos a se envolverem mais nos projetos, demonstrando maior motivação e comprometimento.

Segundo a Funcap, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) é essencial para despertar a vocação científica entre os estudantes de graduação e incentivar talentos potenciais, permitindo que eles tenham contato com projetos de pesquisa e orientadores qualificados.

A diretora científica da Funcap, Thereza Magalhães, destaca a preocupação da fundação com a inclusão e interiorização na produção do conhecimento, o que contribui para o avanço dos projetos desenvolvidos pelo Centec. Já o diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Centec, Silas Alencar, ressalta a importância das faculdades em atender às demandas locais de pesquisa e extensão tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

As Fatecs são unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centec, que busca promover a educação profissional e tecnológica no estado do Ceará. Com campi em Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e Quixeramobim (Fatec Sertão Central), as instituições oferecem cursos superiores de Tecnologia e técnicos de nível médio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo