Encontro estratégico entre Cogerh e ANA busca avanços na regulação hídrica e gestão eficiente dos recursos públicos.

No último final de semana, nos dias 28 e 29 de fevereiro, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promoveu um encontro estratégico com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) com o intuito de fortalecer a colaboração e trocar experiências de gestão hídrica. O encontro contou com a presença de Marco José Melo Neves, Superintendente de Regulação de Uso dos Recursos Hídricos da ANA, e Aderilo Alcântara, secretário executivo dos Recursos Hídricos.

Durante o evento, foi discutido o projeto Alocar, que é uma iniciativa em parceria entre a Cogerh e o cientista Chefe de Recursos Hídricos da Funcap e da Universidade Federal do Ceará. Além disso, foram abordados estudos recentes sobre a regularização de vazões e disponibilidade hídrica, com foco na experiência do estado do Ceará.

Uma das principais pautas do encontro foi a resolução Nº 436 da ANA, que estabelece procedimentos e diretrizes gerais para delegar competências para emissão de outorga preventiva e de direito de uso de recursos hídricos de domínio da União. Durante as discussões, foram propostas melhorias no sistema de atualização das outorgas emitidas pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) em todo o país, visando uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos hídricos.

Outro ponto relevante foi a apresentação de novas formas de autorização para o uso da água em regiões com alta demanda em relação à reserva de água, trazidas pela ANA. Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, destacou a aplicabilidade dessas metodologias em perímetros irrigados do Ceará, em fase de testes.

No encerramento do encontro, Tércio reforçou a importância da sinergia entre as metodologias de gestão hídrica da ANA e da Cogerh, ressaltando o compromisso mútuo em evoluir na construção de normativas e mecanismos de gestão mais eficientes em todo o país. A parceria entre as instituições federais e estaduais reflete o empenho em promover uma gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo