Mariana D’Andrea conquista medalha de prata na Copa do Mundo de halterofilismo em Dubai, perdendo ouro por 1 kg.

Na última terça-feira, a campeã paralímpica Mariana D’Andrea conquistou a medalha de prata na categoria até 79 quilos na etapa da Copa do Mundo de halterofilismo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A atleta, que sete meses antes havia vencido o título mundial, disputou o ouro com a chinesa Han Miaiyu, mas foi superada no último movimento da competição.

Han Miaiyu conseguiu erguer 151 quilos em sua última tentativa, igualando o recorde mundial da prova, que pertence a Mariana D’Andrea desde o Mundial anterior. Durante a competição, a brasileira liderou ao levantar 141 kg no primeiro movimento, contra 140 kg da adversária chinesa. Na segunda tentativa, Mariana superou Han Miaiyu levantando 146 kg, um quilo a mais. Entretanto, no último movimento, a brasileira não conseguiu validar 152 kg.

No domingo, a atleta brasileira Tayana Medeiros garantiu o ouro na categoria até 86 kg, com direito a quebra de recorde das Américas. Em sua terceira tentativa, Tayana suportou 140 kg, superando sua própria marca de 113 kg estabelecida nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. A brasileira deixou para trás a britânica Louise Sugden, que ficou com a prata, e a taiwanesa Tzu-hui Lin, que levou o bronze.

Com o Brasil ocupando o terceiro lugar no quadro de medalhas, a delegação brasileira compete nesta quarta-feira nas provas de times feminino e misto. O país está atrás da China e do Irã, que lideram o ranking. A próxima etapa da Copa do Mundo de halterofilismo será em Tiblisi, na Geórgia, no período de 20 a 26 de junho, antes dos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo