Movimento reduzido impacta bares e restaurantes no Brasil; 29% relatam prejuízos em janeiro, revela pesquisa da Abrasel.

O setor de bares e restaurantes no Brasil enfrentou desafios significativos em janeiro deste ano, conforme apontado por uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Com o movimento reduzido, especialmente nas cidades menos turísticas, um aumento de 60% foi registrado no número de empresas que relataram prejuízos em comparação ao mês anterior. De acordo com a pesquisa, 29% das empresas do setor fecharam o mês de janeiro no vermelho, representando uma realidade preocupante para a economia local.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a complexidade do cenário enfrentado pelo setor, ressaltando que o mês de janeiro foi desafiador e marcado por uma queda no faturamento. Nas regiões não turísticas, o faturamento das empresas caiu em média 10%, impactando diretamente nos resultados financeiros. Além disso, as chuvas que atingiram diversas cidades no período também contribuíram para a dificuldade enfrentada pelos estabelecimentos.

Diante desse contexto adverso, a Abrasel encomendou um estudo à Fundação Getulio Vargas com o objetivo de elaborar um plano de recuperação para o setor de bares e restaurantes. O presidente da associação enfatizou a importância de uma abordagem sistêmica para a resolução dos problemas enfrentados pelas empresas, que estão sofrendo com altos índices de endividamento e atrasos nos pagamentos.

Além disso, a pesquisa revelou que, em fevereiro, o carnaval ajudou a compensar parte dos prejuízos, com 76% dos estabelecimentos mantendo suas portas abertas durante a folia. No entanto, outro desafio identificado foi a dificuldade em reajustar os preços dos cardápios, com a maioria dos estabelecimentos enfrentando dificuldades para aumentar os preços, resultando em um impacto direto na rentabilidade.

Diante desse cenário complexo, o setor de bares e restaurantes busca apoio e soluções para superar os desafios e se recuperar financeiramente. A proposta de um plano de recuperação liderado pelo governo federal, em parceria com outras entidades e empresas privadas, destaca a necessidade de ações conjuntas para garantir a sustentabilidade e a continuidade das empresas do setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo