Projeto de Lei propõe cursos de acessibilidade e inclusão em condomínios residenciais e comerciais para promover igualdade de oportunidades





Projeto de Lei propõe cursos sobre acessibilidade em condomínios

11/03/2024 – 14:28

Tony Winston/Agência Brasília

Pessoa lê corrimão com escrita em braile

O Projeto de Lei 5449/23 tem gerado discussões na Câmara dos Deputados. A proposta visa obrigar administradores de condomínios residenciais e comerciais a oferecerem cursos sobre acessibilidade e inclusão para síndicos e moradores.

De acordo com o texto do projeto, os cursos serão ministrados por profissionais especializados em inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Serão abordados temas como a Lei Brasileira de Inclusão e as características físicas e sensoriais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O autor do projeto, o deputado licenciado Junior Lourenço (MA), destaca a importância dos cursos para que os participantes compreendam os direitos das pessoas com deficiência, conheçam as normas de acessibilidade e adquiram habilidades para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades nos condomínios.

Além disso, o conteúdo dos cursos deverá ser disponibilizado em formato acessível, atendendo às necessidades dos participantes, e poderá contar com intérpretes de libras, recursos visuais e outros meios de comunicação adequados.

A proposta também prevê sanções para os administradores de condomínios que não realizarem os cursos, podendo acarretar advertências, multas e até a suspensão da função de síndico em caso de reincidência.

Tramitação
O projeto passará pela análise das comissões de Desenvolvimento Urbano, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo