Rio de Janeiro em alerta: temperaturas chegam a 42°C e praias lotadas a noite e madrugada, sensação térmica de 54,3°C.

Neste domingo, dia 17, o Rio de Janeiro continua sofrendo com as altas temperaturas que têm castigado moradores e visitantes. Com previsão de temperatura máxima chegando a 42°C e ventos fracos a moderados, as praias da cidade estão lotadas com banhistas que permanecem até tarde da noite, e em muitos casos, durante a madrugada.

O Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio de Janeiro, registrou uma das maiores temperaturas do dia às 12h30 em Guaratiba, zona oeste da cidade, atingindo 40,4°C. Outros locais registraram temperaturas altas, como Irajá (38,3°C), Barra/Recreio (38°C) e Alto da Boa Vista (37,6°C).

Além disso, as sensações térmicas também estão em níveis alarmantes, com recordes de 54,3°C no Jardim Botânico, 53,2°C em Guaratiba e 51,0°C em Barra/Recreio. No dia anterior, a cidade bateu recorde de sensação térmica ao atingir 60,1ºC em Guaratiba.

A onda de calor que atinge a região mantém as temperaturas até 5°C acima da média, com previsão de máximas de 39°C na segunda-feira, 37°C na terça, 40°C na quarta e 38°C na quinta-feira. Apenas na segunda não há previsão de chuvas a partir da tarde.

O Sistema Alerta Rio informou que um sistema de alta pressão no oceano manterá o tempo estável na cidade, com tempo variando entre claro e parcialmente nublado ao longo do dia. A recomendação é que a população tome cuidados extras com a exposição ao sol, como usar protetor solar, evitar perfumes na pele exposta e vestir roupas leves.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta para os cuidados com a pele em dias de calor intenso, pois a exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras e insolação. Recomenda-se o uso de hidratantes hipoalergênicos para evitar a descamação da pele e a aplicação frequente de protetor solar. Além disso, é importante evitar sabonetes e banhos quentes, e procurar ajuda médica em caso de sintomas como aumento da temperatura corporal, confusão mental, náuseas e distúrbios visuais.

A previsão é de que a temperatura continue elevada nos próximos dias, mas com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde a partir de terça-feira, devido a instabilidades na atmosfera causadas pelo calor. A população deve ficar atenta e seguir as recomendações das autoridades de saúde para evitar problemas relacionados ao calor excessivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo