Cineteatro São Luiz celebra Centenário do Cinema Cearense com homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto em evento especial

No mês de março de 2024, o Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, completou 66 anos e iniciou as comemorações do Centenário do Cinema Cearense. Em parceria com o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), ambos pertencentes à Secretaria da Cultura (Secult) e geridos pelo Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, respectivamente, e com o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, o Cineteatro São Luiz prestou homenagem a um dos casais mais influentes da indústria cinematográfica nacional: Luiz Carlos Barreto, cearense natural de Sobral, e sua esposa, Lucy Barreto.

A mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro” reuniu 28 filmes produzidos pela L.C. Barreto, uma das mais renomadas produtoras do Brasil. Durante o evento, que marcou também o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, Luiz Carlos Barreto recebeu o Troféu Eusélio Oliveira em reconhecimento pelos seus 60 anos de contribuição ao cinema nacional. Além disso, a produtora L.C. Barreto será homenageada em outros eventos internacionais, como em Nova York, Cannes e Berlim.

O legado de Adhemar Bezerra de Albuquerque, considerado o pioneiro do cinema cearense, foi lembrado durante as comemorações do Centenário do Cinema Cearense. Adhemar, fundador da ABA Film, deu início a uma rica tradição cinematográfica no estado com o filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”, exibido em 1924.

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto se tornaram referências na produção cinematográfica brasileira. Com mais de 150 filmes produzidos pela L.C. Barreto, o casal contribuiu significativamente para a consolidação do cinema nacional no cenário internacional. O compromisso com a qualidade e a inovação marcou a trajetória da produtora, que continua sendo reconhecida por sua relevância no cenário cinematográfico brasileiro.

As homenagens a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, realizadas no Cineteatro São Luiz, foram apenas o começo das celebrações do Centenário do Cinema Cearense. A mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro” e a programação especial dedicada ao casal reiteram a importância do cinema cearense e brasileiro na história e na cultura do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo