Ministro do STF destaca importância histórica e compromisso do Senado em sessão especial pelo bicentenário da Casa.

O Senado Federal foi tema de uma sessão especial em comemoração ao seu bicentenário, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes destacou a importância da instituição como um “espaço público fundamental para a discussão do Brasil”. Durante o evento, Mendes mencionou figuras ilustres que passaram pelo Senado, como Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa, Tancredo Neves e Paulo Brossard.

Na sessão, o ministro ressaltou a importância histórica do Senado, desde os tempos do Império até os dias atuais. Ele destacou a resistência dos senadores durante o regime militar de 1964, quando o Congresso foi fechado em três ocasiões. Segundo Mendes, mesmo diante de momentos difíceis, o Senado sempre se manteve firme em defesa da nação e da Constituição.

Mendes também fez menção a importantes leis aprovadas pelo Senado, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha e a Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando que a instituição está cumprindo com os compromissos estabelecidos pelos autores da Constituição de 1988 e colaborando para o aprimoramento institucional do país.

Por fim, o ministro ressaltou que a história do Senado é marcada por momentos de grande importância para o país e destacou a contribuição da instituição ao longo dos anos. A sessão especial pelo bicentenário do Senado foi um momento para refletir sobre o papel fundamental da Casa no cenário político nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo