Projeto de Lei obriga instituições financeiras a oferecerem atendimento exclusivo por telefone para idosos, sem inteligência artificial.



Projeto de Lei propõe linha telefônica exclusiva para atendimento de idosos em instituições financeiras

25/03/2024 – 16:44  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Marx Beltrão, autor da proposta

O Projeto de Lei 711/24 está em análise na Câmara dos Deputados e visa obrigar bancos, cooperativas de crédito e instituições similares a disponibilizarem uma linha telefônica exclusiva para atendimento de clientes idosos. A proposta, apresentada pelo deputado Marx Beltrão (PP-AL), proíbe o uso de recursos de inteligência artificial nesse serviço, exigindo que as interações sejam feitas por funcionários das instituições.

O objetivo da medida é garantir um canal de atendimento preferencial via telefone para idosos, operado por pessoas, a fim de evitar desgaste emocional e erros nas operações realizadas. Segundo o autor do projeto, Marx Beltrão, a iniciativa busca proporcionar mais conforto e segurança aos idosos no momento de contato com as instituições financeiras.

Próximos Passos
O projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um trâmite que poderá ser conclusivo, sem a necessidade de votação em Plenário, exceto em casos de decisões divergentes entre as comissões ou de recurso assinado por 52 deputados para apreciação na sessão plenária.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

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