Caixa Econômica Federal lança linha de crédito do FGTS Futuro para financiamentos no Minha Casa, Minha Vida em até 15 dias.

A Caixa Econômica Federal anunciou que em até 15 dias os trabalhadores de carteira assinada com renda de até R$ 2.640 poderão contratar financiamentos do Minha Casa, Minha Vida utilizando depósitos futuros que o empregador fizer no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa nova modalidade de crédito será oferecida por meio do FGTS Futuro, e a Caixa confirmou que as operações começarão nas próximas duas semanas.

O Conselho Curador do FGTS regulamentou recentemente o FGTS Futuro para a compra da casa própria, tornando possível que o mutuário autorize a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por 120 meses durante a contratação do crédito habitacional. A autorização poderá ser realizada através do aplicativo FGTS.

Durante o processo de contratação, o banco informará ao trabalhador o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros, permitindo que o mutuário escolha a modalidade de crédito mais adequada. Optando pelo FGTS Futuro, os depósitos futuros realizados pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor do financiamento do imóvel.

É importante ressaltar que em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculado ao financiamento do imóvel, sendo que todo o excedente disponível na conta do FGTS será utilizado para reduzir a dívida, com exceção da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

A opção pelo FGTS Futuro deverá ser feita no momento da contratação da linha de crédito, e a Caixa esclarece que o uso ou não desse recurso será decidido exclusivamente pelo trabalhador e valerá apenas para os novos contratos de financiamento. Essa inovação promete facilitar o acesso à moradia para trabalhadores com renda de até R$ 2.640, beneficiando quem mais precisa de uma casa própria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo