Ex-deputada condenada por corrupção na Operação Sanguessuga é presa pela Polícia Federal em São João de Meriti

Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Federal realizou a prisão da ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida da Justiça. A ação foi decorrente de investigações que remontam ao ano de 2006, durante a Operação Sanguessuga, conhecida como Máfia das Ambulâncias. Este caso foi deflagrado com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários que estavam envolvidos em fraudes de licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, pelo menos, 20 estados brasileiros.

Aos 72 anos, Carvalho foi condenada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, recebendo uma pena de nove anos de reclusão. Atualmente ela ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense. A prisão da ex-deputada ocorreu em suas próprias instalações na secretaria, de acordo com informações da PF.

Após a formalização da prisão, Almerinda Carvalho foi conduzida à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos legais. Em seguida, ela será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito e, posteriormente, ao sistema prisional do estado. Lá, permanecerá à disposição da Justiça para responder pelos crimes dos quais foi condenada.

Esta prisão marca um desfecho importante nas investigações da Operação Sanguessuga e reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção e a criminalidade no país. Almerinda Filgueiras de Carvalho terá agora que enfrentar as consequências de seus atos perante a Justiça, cumprindo a pena determinada por sua participação nas atividades ilegais envolvendo a Máfia das Ambulâncias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo