Proposta de Lei permite dedução de gastos com energia renovável no Imposto de Renda para estimular produção descentralizada




Projeto de Lei 752/24 permite dedução de gastos com energia renovável no IRPF

01/04/2024 – 14:42

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Átila Lins é o autor da proposta

O Projeto de Lei 752/24 foi apresentado na Câmara dos Deputados com o objetivo de permitir a dedução, da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), dos gastos com equipamentos para geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. De acordo com a proposta, a dedução será limitada a 8% dos rendimentos do contribuinte.

Essa iniciativa, que se encontra em fase de análise, propõe alterar a Lei 9.250/95, que regula o IR. Atualmente, a legislação permite que os contribuintes realizem deduções na Declaração Anual de Ajuste referentes a despesas com saúde, educação, doações, entre outras.

O deputado Átila Lins (PSD-AM), autor do projeto, ressaltou que a implementação da medida pode contribuir para o aumento da produção descentralizada de energia elétrica a partir de fontes renováveis, trazendo benefícios significativos do ponto de vista ambiental, econômico e social.

Próximos passos
O PL 752/24 encontra-se em tramitação com caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Minas e Energia, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação.

Por: Redação/RM
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo