Reforço no atendimento pediátrico do Hias para enfrentar síndromes gripais durante período sazonal de chuvas.

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está reforçando seus cuidados e ampliando seu atendimento para lidar com o aumento de casos de doenças respiratórias em crianças durante o período sazonal com mudanças climáticas e intensas chuvas. O Hias, como hospital terciário de referência no atendimento infantil, atua prioritariamente com casos de alta complexidade, como pacientes oncológicos, nefropatas, cardiopatas, transplantados, entre outros.

Nesse contexto, foram contratados 40 leitos pediátricos de retaguarda em edital lançado pelo governador Elmano de Freitas. As empresas interessadas têm um prazo de 30 dias para apresentar propostas, conforme estabelecido no edital. Além disso, o Hias possui 32 especialidades médicas para atender casos pediátricos de forma abrangente, com consulta marcada via regulação.

Para atendimentos de menor complexidade, como gripes, alergias e diarréias simples, os responsáveis pelas crianças devem procurar atendimento prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já as crianças que apresentam sintomas mais graves, como cianose, esforço para respirar e desidratação, devem ser encaminhadas ao Hias para atendimento emergencial.

A diretora-geral do Hias, Fabia Linhares, destaca a importância dos encaminhamentos corretos para garantir o atendimento adequado às crianças que necessitam de intervenções especializadas. Ela ressalta que o hospital atua em conjunto com a atenção primária, unidades secundárias e a regulação para garantir o fluxo correto de pacientes.

O governador Elmano de Freitas anunciou um investimento na ampliação dos leitos pediátricos do Hias, visando reforçar o atendimento, principalmente durante períodos de aumento das internações por síndromes gripais. O investimento previsto para manter os leitos contratados é de mais de 5 milhões de reais ao longo de 12 meses.

Além da ampliação dos leitos, o Hias está construindo novas estruturas para atender a demanda crescente durante os períodos de sazonalidade. Um Plano de Contingência anual é elaborado para preparar a unidade para esses momentos, contando com redimensionamento do pessoal e novas contratações para reforçar a equipe. Com essas medidas, o Hias busca garantir um atendimento de excelência e segurança para as crianças atendidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo