TV 3.0: Seminário destaca importância da isonomia entre sistemas público e privado na implantação do novo modelo de televisão.


03/04/2024 – 20:11

Nova era da TV: Implantação do modelo TV 3.0 gera debate em seminário

No seminário que discutiu a implementação do novo modelo de televisão aberta conhecido como TV 3.0 no Brasil, foi destacada a importância de garantir igualdade entre os sistemas público e privado. O presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, Jean Lima, ressaltou que a Constituição brasileira estabelece que os sistemas público, estatal e privado são complementares.

Representando a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Jean Lima enfatizou a necessidade de disponibilizar os canais da União pela internet e destacou a relevância da comunicação pública.

“É central possibilitar que os telespectadores assistam aos canais da União pela internet através da TV, mesmo que não estejam disponíveis na radiodifusão local. Canais como TV Brasil, Canal Gov, TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, Canal Saúde e Canal Educação promovem transparência sobre as ações do poder público, sendo de interesse social inegável”, afirmou.

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Seminário foi promovido pelo Ministério das Comunicações

O presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado, senador Eduardo Gomes (PL-TO), ressaltou a importância de garantir espaço para as emissoras públicas de TV no novo modelo.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explicou que o Brasil iniciará a implantação do sistema de televisão 3.0 no próximo ano, integrando a TV aberta com a internet. Esse novo formato permitirá maior interatividade e novos modelos de negócios para as emissoras, como publicidade interativa, comércio eletrônico integrado e conteúdo exclusivo.

Apesar da integração com a internet, Juscelino Filho destacou que mesmo sem acesso à rede, os telespectadores poderão assistir televisão normalmente, desde que possuam dispositivos compatíveis com a nova tecnologia.

O seminário evidenciou que o Brasil é um dos maiores consumidores de TV aberta no mundo, com pesquisa recente apontando que os brasileiros assistem em média mais de 5 horas por dia. Cerca de 98% dos lares possuem pelo menos um aparelho de TV.

O evento foi realizado no auditório do Ministério das Comunicações.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ana Chalub


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