Programas da TV Brasil e da EBC concorrem ao Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário pela celebração dos 35 anos da Constituição Cidadã.

Quatro episódios do programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, uma série de reportagens da Radioagência Nacional e um especial da Rádio Nacional, veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram anunciados como finalistas do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. O anúncio dos indicados ocorreu nesta quinta-feira (4).

O prêmio, dividido em cinco eixos relacionados a diferentes tribunais superiores, contempla diferentes categorias. No primeiro eixo, do Supremo Tribunal Federal (STF), o episódio “Declarações de Humanidade”, do “Caminhos da Reportagem”, disputa na categoria de vídeo. O programa celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com reportagem de Thiago Padovan e equipe.

No eixo 3, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os veículos da EBC contam com três finalistas. Na categoria de jornalismo de áudio, a Radioagência Nacional concorre com a série de reportagens “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, com autoria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe.

Já na categoria de jornalismo de vídeo, dois episódios do programa “Caminhos da Reportagem” estão entre os finalistas. “Mães no Cárcere”, que aborda a maternidade atrás das grades, com reportagem de Ana Graziela Aguiar e equipe, e “Órfãos do Feminicídio”, com reportagem de Gracielly Bittencourt e equipe.

No eixo 4, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o especial “CLT completa 80 anos neste 1º de maio”, de Valter Lima, da Rádio Nacional de Brasília, foi selecionado na categoria de áudio. Além disso, o episódio “À Força – a escravidão moderna”, do “Caminhos da Reportagem”, de Ana Graziela Aguiar e equipe, é finalista na categoria de vídeo.

Ao todo, foram inscritos 261 trabalhos nas quatro categorias disponíveis. As comissões julgadoras, formadas pelos tribunais, foram compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa.

O prêmio foi criado em celebração ao 35º aniversário da Constituição Federal de 1988 e busca promover uma reflexão sobre os direitos que ela assegurou. A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 24, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo