Fortaleza registra terceira menor taxa de latrocínios entre as dez capitais mais populosas do Brasil, com redução expressiva em 2023.

No dia 5 de abril de 2024, foi divulgado um ranking que apontou a cidade de Fortaleza como a terceira capital brasileira com a menor taxa de latrocínios entre as dez mais populosas do país. A classificação considerou a taxa de roubo seguido de morte a cada 100 mil habitantes e foi elaborada com base em dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, Fortaleza ficou atrás apenas de Brasília, no Distrito Federal, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba tiveram taxas de latrocínio maiores do que a capital cearense. No período de janeiro a dezembro de 2023, Fortaleza registrou 0,34 ocorrências por 100 mil habitantes, enquanto no ano anterior essa taxa era de 0,74 casos.

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, atribuiu os resultados positivos à integração da pasta com seus órgãos vinculados, ao reforço nas ações de combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e ao uso de tecnologias. Ele destacou a importância da inteligência e tecnologia, como o sistema Agilis nas investigações, o programa Segurança no Ponto, que leva policiais para pontos de ônibus estratégicos, e a ferramenta ‘Meu Celular’ para facilitar a recuperação de aparelhos roubados.

Além da redução nos latrocínios, houve uma queda de 6,9% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio em Fortaleza em 2023, comparado a 2022. O primeiro bimestre de 2024 também apresentou reduções significativas, como 12,8% nos CVPs e 14,4% nos roubos de veículos. Os casos de roubo de celulares também diminuíram 11,3% em relação ao ano anterior.

Esses dados positivos refletem o trabalho conjunto das forças de segurança e o investimento em tecnologia, que têm contribuído para tornar Fortaleza uma cidade mais segura para seus habitantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo