Escola de Saúde Pública do Ceará inicia processo de territorialização de novos residentes da Turma 11 da Residência em Área Profissional da Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está dando início a um importante processo de territorialização com a chegada de cerca de 75 residentes da Turma 11 da Residência em Área Profissional da Saúde. Após participarem de um ciclo de imersão de cinco dias na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza, os estudantes estão prontos para vivenciar experiências nos municípios cearenses a partir desta segunda-feira (8).

Durante a semana de imersão, gestores e profissionais da Saúde dos âmbitos municipal, estadual e federal se reuniram para alinhar o grupo aos fluxos da iniciativa. Além disso, foram apresentados programas de Terapia Intensiva e Vigilância em Saúde, bem como novas áreas de formação, como Neonatologia, Pediatria, Urgência e Emergência, entre outras.

O diferencial da Residência Multiprofissional, conforme destacado pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, é a formação e interiorização que ocorrem no serviço de saúde, no campo e no dia a dia. Esta aprendizagem prática é essencial para capacitá-los a atuar efetivamente no Sistema Único de Saúde (SUS) cearense.

O enfermeiro Marcelo Galdino, residente no programa de Terapia Intensiva, ressaltou o acolhimento recebido pela instituição, destacando a importância do diálogo e da possibilidade de contribuir ativamente para a dinâmica de aprendizagem. Ao todo, a Turma 11 da Residência em Área Profissional da Saúde conta com 420 novos alunos, distribuídos em 14 programas e presentes em 24 municípios do estado.

A gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, ressaltou a importância dessa formação ocorrer em um território real, onde os residentes podem vivenciar a prática e contribuir para o fortalecimento do SUS. O programa está preparado para oferecer uma experiência enriquecedora e transformadora para os futuros profissionais da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo