Licenciamento e produção de veículos apresentam crescimento em março, mas têm queda na comparação anual, segundo dados da Anfavea.

No mês de março, a indústria automobilística brasileira registrou um crescimento no licenciamento e na produção de veículos em comparação com o mês de fevereiro, conforme divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, ambos os indicadores apresentaram uma queda em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação ao licenciamento de veículos, houve um aumento de 13,6% em relação a fevereiro, com um total de 187.731 unidades comercializadas, incluindo veículos leves, caminhões e ônibus. Por outro lado, em comparação com março do ano anterior, o licenciamento registrou uma queda de 5,7%, fato atribuído pelo presidente da Anfavea ao menor número de dias úteis no mês de março deste ano em comparação com 2023.

Quanto à produção automotiva, o setor apresentou um crescimento de 3,2% em relação a fevereiro, com 195.751 unidades montadas. Este foi o melhor resultado desde o mês de novembro e aproximou-se do patamar de 200 mil unidades. No entanto, a produção registrou uma queda de 11,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O presidente da Anfavea destacou que a primeira semana de abril deste ano teve o melhor desempenho desde 2014, indicando uma tendência de crescimento no mercado. Além disso, as exportações apresentaram um aumento de 6,5% em relação ao mês anterior, porém, registraram uma queda de 28% na comparação anual, influenciada principalmente pela redução nos mercados de destino como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e México.

No que diz respeito aos empregos no setor, houve uma ligeira alta em relação a fevereiro, com 101.404 pessoas empregadas em março. No entanto, em comparação com março de 2023, houve uma pequena queda de 0,2%. Esses números refletem a estabilidade do mercado de trabalho na indústria automobilística brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo