Acordo Brasil-França compromete soberania nacional na Amazônia, denuncia senador Hamilton Mourão em pronunciamento no Senado.

Em um pronunciamento realizado no Plenário nessa terça-feira (9), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) levantou preocupações em relação a um acordo entre Brasil e França, firmado em março, que, segundo ele, ameaça a soberania nacional na região da Amazônia e o desenvolvimento do país. O Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França foi assinado durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil.

De acordo com o senador, o Brasil estaria se submetendo a uma governança global desconhecida ao assinar o documento, o que poderia resultar em consequências prejudiciais para a região amazônica. O acordo reafirma o apoio à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e do Acordo de Paris. Mourão critica a adoção de um roteiro bilateral de proteção das florestas, que poderia ser levado para a COP30 em Belém do Pará, em 2025.

Para o senador, a parceria compromete a soberania brasileira e coloca o país em uma posição de submissão a orientações estrangeiras. Ele ressalta que os compromissos assumidos também interferem no desenvolvimento do Brasil, ao aderir a metas de um país com realidades e necessidades distintas.

— Não se tem notícia de país importante na atualidade que abra mão das suas vantagens comparativas, no caso do Brasil, da abundância de recursos hídricos e das enormes reservas de hidrocarbonetos [petróleo] para, em nome de uma transição energética, aderir a metas propugnadas por país com outra matriz de energia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo