Abertura de mais de 26 mil novas empresas no Ceará impulsiona economia no primeiro trimestre de 2024

No último dia 11 de abril de 2024, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) divulgou um balanço positivo referente ao primeiro trimestre do ano. De acordo com os dados apresentados, foram registradas 26.822 novas empresas no estado nesse período, demonstrando um crescimento significativo do empreendedorismo na região.

Os municípios que mais se destacaram em número de empresas registradas foram Fortaleza, com 13.185 aberturas, seguido por Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. É importante ressaltar que três dessas cidades fazem parte do Programa Empresa Mais Simples, que facilita a formalização de negócios em tempo recorde e de forma gratuita.

O mês de janeiro foi o mais expressivo, com 9.932 novas empresas, seguido por fevereiro (8.581) e março (8.309). A grande maioria dos registros (98%) foi de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), totalizando 25.962 e 516 aberturas, respectivamente.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, destacou a importância dos esforços conjuntos com o Governo do Estado para simplificar o processo de abertura de empresas. Segundo ela, a melhoria do ambiente de negócios contribui para estimular o empreendedorismo e impulsionar a economia local.

No que diz respeito aos setores mais representativos, o segmento de Serviços liderou com 17.297 novas empresas, seguido por Comércio (7.561) e Indústria (1.964). Entre as atividades econômicas mais registradas estão o Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, Promoção de vendas e Comércio varejista de cosméticos.

Os números apresentados refletem o sucesso das políticas de incentivo ao empreendedorismo no Ceará, que visam facilitar o acesso dos cidadãos ao mercado de trabalho e estimular o crescimento econômico do estado. Com a continuidade dessas iniciativas, espera-se que o cenário empresarial cearense siga em expansão nos próximos trimestres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo