Oficina de Programação de Medicamentos da Atenção Primária reúne profissionais da saúde em evento na ESP/CE.

Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de abril de 2024, teve início na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) a Oficina de Programação dos Medicamentos da Atenção Primária/Programação Pactuada Integrada (PPI). O evento, que reuniu profissionais do Sertão Central, Litoral Leste e Fortaleza, tem como objetivo centralizar a compra de medicamentos para atenção básica e secundária, além de sensibilizar profissionais e gestores da área em todo o estado.

A abertura do evento contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, que destacou a importância da logística na distribuição dos medicamentos. Segundo a gestora, o controle e a organização dos medicamentos no Centro de Distribuição têm contribuído para a economia e prevenção de perdas.

A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf) da Sesa, é vista como um passo importante no fortalecimento da assistência farmacêutica no Ceará. Durante o evento, a farmacêutica Isabel Cristina Cavalcante Carlos recebeu uma homenagem pela sua atuação na área, ressaltando a importância da interação entre diferentes áreas na gestão e cuidado com os pacientes.

De acordo com Fernanda Cabral, coordenadora da Copaf da Sesa, a oficina marca o momento em que os profissionais da área irão escolher os medicamentos que serão utilizados ao longo do ano. O Ceará, pioneiro na compra centralizada de insumos há 25 anos, tem obtido sucesso na distribuição eficiente e econômica dos medicamentos.

Durante o evento, Fabiana de Oliveira, farmacêutica da coordenadoria da Área Descentralidade de Saúde (ADS) de Maracanaú, destacou a importância da capacitação e troca de experiências entre os profissionais dos municípios. Para ela, a programação de compra dos medicamentos deve estar alinhada com o perfil epidemiológico de cada localidade, e a oficina representa o primeiro encontro presencial após a pandemia, trazendo expectativas positivas para os participantes.

Em suma, a Oficina de Programação dos Medicamentos da Atenção Primária/PPI é um marco importante para a saúde do Ceará, promovendo a articulação e aprimoramento da assistência farmacêutica no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo