Governo brasileiro é criticado por postura em relação aos ataques do Irã a Israel, diz senador Izalci Lucas

O senador Izalci Lucas (PL-DF) fez duras críticas ao governo brasileiro em relação aos recentes ataques do Irã a Israel. Os ataques, realizados na madrugada do sábado (13) com mísseis e drones, foram em grande parte interceptados pelas forças de defesa israelenses.

Durante um pronunciamento no Plenário, o senador destacou a postura do Itamaraty em não condenar a ofensiva contra israelenses, classificando-a como uma “falha diplomática” e demonstração de “falta de alinhamento com os princípios democráticos” que deveriam orientar as relações internacionais do Brasil.

Segundo Izalci Lucas, a posição do Brasil parece estar alinhada com governos que possuem práticas antidemocráticas e desumanas, como China, Rússia, Nicarágua e até mesmo Venezuela. Ele ainda ressaltou a preocupação com a proximidade do governo brasileiro com facções terroristas como Hamas e Hezbollah.

O senador também mencionou o impacto das declarações do ex-presidente Lula ao se posicionar ao lado de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, no ano passado. Para ele, tais declarações minimizaram a situação dos venezuelanos e relativizaram o conceito de democracia, ignorando a realidade dos milhares de refugiados no Brasil.

Para Izalci Lucas, as ações e posicionamentos do governo Lula estão colocando o Brasil em situações constrangedoras perante a comunidade internacional, que busca por paz e justiça. Ele alertou para um suposto jogo duplo do governo, no qual condenações são ajustadas de acordo com conveniências políticas, negligenciando princípios de justiça e direitos humanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo