Volume de reservas nos açudes do Ceará atinge maior marca desde 2012, com regiões do Baixo Jaguaribe e Litoral no 100% de capacidade.

No dia 17 de abril de 2024, o Estado do Ceará celebra uma excelente notícia: seus reservatórios de água atingiram um volume de 9,65 bilhões de metros cúbicos, o que corresponde a 52,2% da capacidade total de acumulação hídrica dos açudes monitorados. Esse é o maior nível de reservas desde outubro de 2012, refletindo os bons aportes nas bacias hidrográficas do estado.

As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em uma situação muito confortável, com volumes acima de 70%. Destaque para o Baixo Jaguaribe e Litoral, que registram 100% de seu armazenamento. Já as regiões do Curu e Alto Jaguaribe estão em uma zona confortável, com mais de 50% das reservas.

No entanto, as regiões do Médio Jaguaribe e Banabuiú demandam atenção, com volumes de 31,78% e 42,53%, respectivamente. A única região que se mantém em estado crítico é a dos Sertões de Crateús, com menos de 30% de volume.

Um dado animador é o número de reservatórios sangrando, com 65 açudes atingindo sua capacidade máxima e outros 15 com possibilidades de sangria acima de 90% até o final da quadra chuvosa. A região do Curu foi a que mais se destacou, recebendo o maior aporte de água. No mesmo período do ano anterior, a região estava com 326,62 milhões de metros cúbicos, equivalente a 30,88% de sua capacidade. Atualmente, alcançou 648,14 milhões de metros cúbicos, representando 61,50%.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, está otimista com os números e acredita que até o final da quadra chuvosa, em maio, novas oportunidades de chuvas e aportes garantirão cada vez mais segurança hídrica para o povo cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo