Delegação do CGE Ceará visita sede do Banco Mundial na África do Sul para discutir projetos de resiliência climática e equidade de gênero.

No último dia 18 de abril de 2024, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE Ceará) marcou presença em uma importante visita à sede do Banco Mundial, localizada na África do Sul, mais especificamente em Pretória. A delegação internacional do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), representada pelo auditor de controle interno Marconi Lemos, teve como objetivo explorar projetos apoiados pelo Banco Mundial, com foco na Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), destacando a resiliência climática e a equidade de gênero.

Durante a visita, realizada na última quarta-feira, foram apresentados estudos, estruturas e indicadores que podem ser utilizados pelos órgãos de controle para desempenhar um papel significativo em áreas que impactam diretamente a vida das pessoas. Questões como o meio ambiente e a igualdade de gênero foram os principais temas abordados durante a missão.

Além da visita à sede do Banco Mundial, o auditor da CGE também participou de encontros no Tesouro Nacional da África do Sul, bem como teve reuniões com equipes de controle de Angola e Moçambique. Durante esses encontros, o foco foi compartilhar o desenvolvimento das atividades de controle interno, como o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

Essa troca de experiências e conhecimento entre os órgãos de controle é essencial para o bom funcionamento e aprimoramento das práticas internas, garantindo uma atuação mais eficiente e eficaz. O encontro representou mais um passo na busca pela excelência na prestação de contas e transparência por parte dos órgãos públicos, demonstrando o compromisso com a melhoria contínua e a busca pela qualidade na gestão dos recursos e na prestação de serviços à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo