Proposta do PNE promove discurso de ódio, critica Capitão Alden em audiência na Câmara dos Deputados.

18/04/2024 – 18:31  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Capitão Alden: proposta para o PNE promove discurso de ódio contra conservadorismo

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. O debate foi pedido pelo deputado Capitão Alden (PL-BA).

Ele criticou documento com sugestões para o próximo PNE elaborado na última Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro. Segundo Alden, o texto promove um discurso de ódio contra o conservadorismo, o homeschooling e o agronegócio.

“O conteúdo dessa proposta deixa clara a intenção de combater o pensamento conservador e desconsidera a vontade e a educação transmitida pelos pais aos seus filhos, transformando as salas de aula em ambientes políticos e de doutrinação ideológica”, lamentou o deputado.

A Conferência Nacional de Educação 2024 aprovou contribuições para um projeto de lei que será encaminhado ao Congresso com o PNE dos próximos dez anos. Foi elaborado o documento “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, que foi entregue ao Ministério da Educação. 

A reunião ocorre às 10 horas, em local a ser definido.

Confira a lista completa de convidados.

Da Redação – GM

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034. A solicitação para esse debate partiu do deputado Capitão Alden, do Partido Liberal da Bahia. Durante a audiência, Alden fez críticas ao documento que traz sugestões para o próximo PNE, elaborado durante a última Conferência Nacional de Educação em janeiro, alegando que o texto promove um discurso de ódio contra o conservadorismo, o homeschooling e o agronegócio.

Segundo o parlamentar, a proposta em questão evidencia a intenção de combater o pensamento conservador, ignorando a vontade e a educação transmitida pelos pais aos seus filhos, transformando as salas de aula em ambientes de doutrinação ideológica. A Conferência Nacional de Educação de 2024 aprovou contribuições para um projeto de lei que será encaminhado ao Congresso juntamente com o PNE para os próximos dez anos, apresentando o documento intitulado “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, o qual foi entregue ao Ministério da Educação.

A reunião da Comissão de Educação ocorreu às 10 horas e contou com a presença de diversos convidados para discutir os rumos da educação no Brasil. A controvérsia em torno das propostas para o PNE evidencia o embate ideológico e político no campo educacional, onde diferentes visões de mundo e valores entram em confronto. O debate sobre o papel da educação na formação dos cidadãos e no futuro do país segue em pauta, suscitando reflexões e posicionamentos divergentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo