Ministério da Saúde fecha contrato milionário com Moderna para compra de vacinas contra covid-19 em tempo recorde.

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (19) a compra de 12,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna. A chegada dos imunizantes está prevista para os próximos 15 dias, o que representa mais um passo importante na luta contra a pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o contrato para a aquisição das doses foi fechado após um processo de negociação que teve início ainda em dezembro de 2023, quando a Anvisa finalizou a análise e aprovou a versão mais atualizada do imunizante. A iniciativa de adquirir as vacinas de forma emergencial teve como objetivo acelerar o processo de imunização da população brasileira.

Uma das novidades desse processo de compra é a competitividade entre as empresas farmacêuticas interessadas em fornecer vacinas ao Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a primeira vez que as empresas disputam o fornecimento de imunizantes contra a covid-19 no país, o que gerou uma economia de cerca de R$ 100 milhões para os cofres públicos.

Essa medida inovadora mostra a importância de permitir a concorrência no mercado de vacinas, garantindo assim que o governo possa negociar as melhores condições para a compra de doses e acelerar o processo de imunização da população. Com a chegada das doses da vacina da Moderna, o Brasil dá mais um passo rumo à superação da pandemia e à proteção da saúde de todos os cidadãos.

Os detalhes sobre a logística de distribuição e a priorização dos grupos a serem vacinados serão divulgados nos próximos dias pelo Ministério da Saúde, que vem trabalhando incansavelmente para garantir o acesso de todos os brasileiros às vacinas necessárias para o combate ao coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo