Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará avança e municípios se destacam na primeira semana da declaração.

Na tarde do dia 22 de abril de 2024, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Ceará estava em pleno andamento. Iniciada no dia 15 do mesmo mês, a campanha tem como objetivo imunizar todo o rebanho bovino e bubalino do estado para alcançar a meta de mais de 90% de vacinação e, assim, tornar essa a última campanha de vacinação contra a aftosa no estado.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável por coordenar a campanha, alguns municípios já se destacaram na declaração da vacinação durante a primeira semana. Umirim, Granjeiro, Salitre, Santana do Cariri, Pacujá, Crato, Pindoretama, Cedro, Orós e Tamboril foram os 10 primeiros municípios a declarar a vacinação.

Até o momento, apenas 11% do rebanho total de 2,7 milhões de animais foi vacinado. A Adagri ressalta a importância da declaração da vacinação junto ao órgão até o dia 15 de maio, sendo possível realizar o preenchimento do documento de forma virtual no site da Adagri ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da campanha.

Além disso, a Adagri conta com parcerias de diversos órgãos e entidades, como o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Superintendência Federal de Agricultura, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a Ematerce, a Faec/Senar, a Fetraece, a Aprece e as Secretarias de Agricultura municipais para garantir o sucesso da campanha. A retirada da vacinação impactará diretamente na renda dos produtores, que não precisarão mais adquirir a vacina e terão liberdade para comercializar seus animais em todo o país.

A antecipação da vacinação visa possibilitar a solicitação de retirada e reconhecimento internacional para o estado do Ceará. Com esforços conjuntos da Adagri e de seus parceiros, espera-se alcançar a meta estabelecida e garantir o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo