Senador destaca potencial econômico de aproximação com Guiana e pede investimentos em infraestrutura na fronteira com Roraima

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) destacou em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24) a relevância das ações do governo brasileiro para fortalecer as relações com países vizinhos, como a Guiana, ressaltando a importância econômica dessa parceria.

O parlamentar ressaltou a relevância estratégica dessa aproximação, levando em consideração o crescimento econômico do país vizinho impulsionado pela descoberta de reservas de petróleo. Ele enfatizou que esse avanço representa oportunidades comerciais significativas para o Brasil.

“O governo brasileiro está empenhado em estabelecer laços comerciais mais estreitos com nosso vizinho do Norte. Especialistas em relações internacionais afirmam que esse crescimento econômico exponencial da Guiana abre uma vasta gama de oportunidades de negócios para as indústrias brasileiras. Com o boom econômico previsto para a Guiana no curto prazo, haverá um aumento no consumo na região”, ressaltou o senador.

Chico Rodrigues ressaltou que essa perspectiva é particularmente relevante para o estado de Roraima, situado na fronteira com a Guiana e a Venezuela. Segundo o senador, a proximidade geográfica abre portas para colaborações estratégicas nas áreas de comércio, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Ele mencionou planos de cooperação que visam melhorar as vias de transporte entre os países sul-americanos e salientou a importância da modernização das estradas nas fronteiras.

“A principal rota de integração entre o Brasil e a Guiana ainda é a estrada que conecta Boa Vista, em Roraima, ao Porto de Georgetown. No entanto, grande parte dessa estrada ainda não tem pavimentação. É crucial que o Brasil cumpra seu compromisso com a modernização dos projetos viários em nossas fronteiras, investindo mais em infraestrutura em nossa região”, pontuou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo