2023: O Ano em que a Indústria de Games Recuperou o Atraso em Grandes Lançamentos




Lançamentos de 2023: relembre os principais jogos do ano

Lançamentos de 2023: relembre os principais jogos do ano

Se 2022 ficou devendo em grandes lançamentos, a indústria de games recuperou o atraso em 2023.

As novidades adiadas para este ano, e os títulos já planejados resultaram no que tem sido considerado por muitos analistas como uma das melhores safras de jogos dos últimos tempos.

O ano foi de consolidação para a atual geração de consoles, com alguns dos principais jogos sendo lançados exclusivamente para Xbox Series S|X e PlayStation 5.

Foram os casos, por exemplo, de “Spider-Man 2”, maior lançamento da Sony no último ano, e “Starfield”, aposta da Microsoft para bombar seu serviço de games por assinatura, o Xbox Game Pass.

Ainda assim, no sexto ano do Switch, a Nintendo não ficou para trás. Em meio a crescentes indícios da chegada de um novo console em 2024, a empresa lançou títulos elogiados pela crítica e pelo público, como “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” e “Super Mario Bros. Wonder”, no que pode ter sido o canto do cisne do aparelho.

Mesmo com tantos grandes lançamentos, a indústria passou por um ano turbulento com demissões em massa em diversos estúdios.

Principais lançamentos de 2023

Alan Wake 2

Utilizando o videogame como base para explorar outras mídias, a Remedy Entertainment criou um dos jogos mais ousados e inovadores dos últimos tempos. Uma verdadeira obra de arte digital.

O jogo de terror retoma a história de “Alan Wake” e tem uma nova protagonista, novas mecânicas de jogabilidade e uma história ainda mais maluca.

Armored Core 6

O estúdio japonês From Software teve um ano fortíssimo com o lançamento de “Elden Ring”, novo RPG de fantasia, e em 2023, “Armored Core 6” foi igualmente bem recebido, revivendo uma franquia que não ganhava um novo jogo há dez anos.

Baldur’s Gate 3

Vencedor dos prêmios de Jogo do Ano e de Escolha dos Jogadores no The Game Awards, o sucesso do RPG em turnos do Larian Studios surpreendeu muita gente da indústria de games.

Chants of Sennaar

Mesmo em um ano repleto de “blockbusters”, os indies conseguiram brilhar. Segundo título do estúdio francês Rundisc, esse jogo de quebra-cabeças coloca o jogador no papel de um tradutor que precisa descobrir os mistérios de uma torre de babel através de lógica, suposições e associações livres.

Dead Space

Surfando na onda de remakes de jogos clássicos dos últimos 20 anos, “Dead Space” trouxe para a nova geração a experiência de explorar a nave Ishimura com o engenheiro Isaac Clarke.

Hi-Fi Rush

O estúdio japonês Tango Gameworks lançou “Hi-Fi Rush” no dia 25 de janeiro, em um evento da Microsoft —e lançou o jogo para o PC e o Xbox Series no mesmo dia.

Humanity

Um cachorro da raça Shiba Inu é o protagonista do puzzle “Humanity”, jogo dos criadores de “Tetris Effect: Connected”, que consiste em orientar uma fila de pessoas até a saída de um percurso.

Lies of P

É o caso de “Lies of P”, da sul-coreana Neowiz, que resgata a experiência do primeiro “Dark Souls”, com chefes difíceis e um ambiente que recompensa exploração e tentativa e erro.

Marvel’s Spider-Man 2

“Spider-Man 2” tem uma Nova York expandida, com a adição do Brooklyn e do Queens, e uma história mais ambiciosa que se divide entre Peter Parker e Miles Morales.

Resident Evil 4

“Resident Evil 4” ganhou um remake neste ano que reflete a maturidade do clássico e da franquia como um todo.

Sea of Stars

Um dos maiores lançamentos indie do ano aposta em uma reimaginação dos RPGs dos anos 1990 com toques modernos.

Starfield

Cinco anos depois, “Starfield” veio ao mundo e dividiu opiniões tanto de veículos de mídia e críticos especializados quanto de jogadores.

Street Fighter 6

“Street Fighter 6” realizou o feito de tanto agradar fãs de longa data da franquia quanto criar interesse em um público novo.

Super Mario Bros. Wonder

A Nintendo reformulou o visual do encanador bigodudo e renovou a franquia em “Super Mario Bros. Wonder”.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Com a difícil tarefa de dar continuidade ao sucesso de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, o novo game do herói Link superou as expectativas e pode ser considerado um dos melhores títulos da clássica série de jogos de aventura e exploração da Nintendo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo