54 anos do golpe de 64: Pacto Pela Democracia busca preservar memória enquanto Bolsonaro ‘celebra’ e Lula prefere silêncio




Artigo sobre Golpe Militar de 1964 no Brasil

31 de março de 1964: Golpe Militar no Brasil

A data de 31 de março de 1964 marca um momento crucial na história do Brasil, quando um golpe militar foi consolidado, dando início a um longo período de ditadura.

Os militares alegaram que ao tomar o poder, estavam salvando o país do então presidente João Goulart, deposto sob a acusação de instaurar um regime comunista. No entanto, o que se seguiu foram anos marcados pela censura à imprensa, perseguição a opositores do regime, restrição a direitos políticos e casos de corrupção.

Em um trecho do documento do Pacto Pela Democracia é ressaltada a importância de não esquecer os eventos daquele período e de fortalecer os pilares do Estado Democrático Brasileiro para evitar novas tentativas de golpe.

O Pacto Pela Democracia tentou contato com órgãos do governo para discutir ações em memória do golpe de 64, mas não obteve respostas. A entidade compreende 200 organizações da sociedade civil, incluindo Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia; Mulheres Negras Decidem; Washington Brazil Office; Artigo 19 Brasil e América do Sul; e Open Knowledge Brasil.

Bolsonaro ‘celebra’; Lula prefere silêncio

No governo de Bolsonaro, o 31 de março era marcado pela leitura da Ordem do Dia, exaltando o golpe como um marco para a democracia e justificando suas ações em prol das liberdades democráticas atuais.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo