A armadilha de manter um imóvel alugado para pagar o aluguel do próximo: a péssima decisão de investimento






Artigo: O Que Fazer com o Primeiro Imóvel Quando Adquire Outro?

A maioria dos indivíduos quando adquire o primeiro imóvel ainda não se encontra em um momento de estabilidade de sua vida e logo precisam mudar ou para um imóvel maior ou mais próximo do trabalho. Neste momento, usualmente, o primeiro imóvel deixa de ter a utilidade de moradia e passa a ser um investimento que serve de renda para pagar parte do aluguel do próximo imóvel.

Manter um imóvel alugado para servir de complemento de renda para pagar o aluguel de outro imóvel pode ser uma péssima decisão de investimento. Antes de discutir o que se deve analisar, vamos entender como não chegar a esta situação.

A ansiedade em fugir do aluguel no início da carreira, muitas vezes, acaba resultando em um investimento no imóvel errado.

O imóvel para moradia costuma ser um dos investimentos mais significativos de um indivíduo. Desta forma, ele deve ser muito bem planejado para evitar erros.

Erros na aquisição podem levar a consequências como maior custo de aquisição por financiamentos caros e custos de transação por necessidade de troca.

Muitas vezes, investidores são ávidos por buscarem corretagem zero para negociar R$ 10 mil em ações, mas negligenciam os impactos dos custos de negociações em imóveis.


.
.
.

A não ser que você espere por um potencial de valorização acima do IPCA, manter um imóvel alugado para pagar o aluguel de outro pode ser uma péssima decisão de investimento. O mais adequado é considerar o que você faria de melhor investimento se tivesse o recurso na mão líquido.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo