A influência dos investidores estrangeiros na narrativa econômica da China: uma análise crítica das histórias de oportunidade e declínio.



Artigo: A narração de histórias e a economia chinesa – por Nathan Sperber

A importância da narração de histórias na economia chinesa

O segundo elemento está relacionado com a confiança da indústria financeira na arte de contar histórias político-econômicas para vender opções de investimento. Os clientes com dinheiro para investir querem mais do que uma projeção de um analista sobre a taxa de retorno provável de um determinado produto de investimento; querem ter uma noção de como esse produto se enquadra no “quadro geral” – numa história abrangente de oportunidade, inovação ou transição numa parte do mercado, em contraste com vulnerabilidade, declínio ou fechamento em outra parte. A discussão sobre a economia chinesa é regularmente influenciada por arcos narrativos desta variedade comercializável, quer sejam “otimistas” ou “pessimistas”.

Para além dos padrões versáteis de avaliação do desempenho, existe também uma certa confusão sobre a forma de interpretar os principais desenvolvimentos na economia chinesa, especialmente em relação às intenções dos políticos. As dificuldades do setor imobiliário são um exemplo disto. O colapso em câmera lenta da superendividada Evergrande tem sido repetidamente retratado nos meios de comunicação ocidentais como uma calamidade à espera de toda a economia chinesa, em mais uma alusão ao “momento Lehman”. Isto não leva em conta o fato de o governo chinês ter deliberadamente impedido as empresas do setor imobiliário altamente endividados, incluindo a Evergrande, de terem acesso a crédito fácil no verão de 2020 – uma medida desde então referida como a política das “três linhas vermelhas”.

(*) Nathan Sperber é PhD pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris e pesquisa a China no seu pós-doutorado na Fudan University’s School of Social Development and Public Policy.

(*) Tradução de Raul Chiliani




Financiamento:data, Economia:financeira, Investimento:mercado, China:chinesa, Desenvolvimento:político, Comércio:comercializável, Expectativas:positivas, Recessão:imobiliário, Desempenho:mercados, Analistas:investidores, Dinheiro:dinheiro, Sentimento:mercado, Política:imobiliário, Crédito:empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo