Acidentes com carros da Ford: investigações apontam para possível falha em sistema de assistência à direção.




Um relatório da polícia de San Antonio revelou que o Ford envolvido no acidente estava com a “automação parcial” ativada no momento da colisão.

O NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) e a NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Tráfego em Rodovias) estão investigando o acidente no Texas, bem como uma batida ocorrida em 3 de março na Filadélfia, envolvendo um Ford Mach-E. Suspeita-se que um sistema avançado de assistência de direção também estava em uso neste segundo caso.

A Ford disponibiliza o BlueCruise, um sistema de direção “mãos livres” que opera em 97% das rodovias dos EUA e do Canadá, desde que não haja cruzamentos ou semáforos.

Segundo o NTSB, uma testemunha que estava à frente do Ford relatou ter avistado um Honda parado sem as lanternas ou o pisca-alerta aceso. Para evitar a colisão na traseira do Honda, a testemunha mudou de faixa e viu pelo retrovisor outro carro colidir com o veículo parado.

No acidente na Filadélfia, o Ford se chocou com dois veículos parados na rodovia interestadual I-95, resultando na morte de duas pessoas e causando horas de congestionamento no trânsito.

A Ford informou ter tomado conhecimento do acidente na Filadélfia recentemente, por meio do NTSB, e notificou a NHTSA, que exige que as montadoras relatem todos os incidentes fatais envolvendo sistemas avançados de assistência à direção.



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