Advogados e empresários morrem na queda de avião a caminho de pescaria.

Acidente aéreo mata empresários e advogados em São Paulo

Tragédia na Grande São Paulo nesta quinta-feira, 25 de março, com a queda de um avião particular que resultou na morte de dois ocupantes. Os advogados e empresários Benedito Aparecido da Silva, de 59 anos, e Ricardo Falarini, de 60, faleceram no acidente que ocorreu em Rio Grande da Serra, município localizado na região metropolitana de São Paulo.

Os dois amigos tinham planos de passar o fim de semana pescando no Rio Paraná, na cidade de Presidente Epitácio, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ambos eram entusiastas da pesca, com Falarini exibindo fotos com peixes, como o tucunaré, em suas redes sociais. Os destroços da aeronave revelaram apetrechos de pesca que seriam utilizados na viagem.

Segundo informações do aeroporto de Presidente Venceslau, a medida era que a aeronave pousasse no local e ficasse no hangar de um amigo dos empresários, que era comumente utilizado por eles em suas viagens. Eles pretendiam se hospedar em Presidente Epitácio, cidade às margens do Rio Paraná, conhecida como estância turística pela pesca do tucunaré, uma de suas maiores atrações. A distância entre São Paulo e o destino final da viagem é superior a 600 quilômetros, e a previsão era de que a viagem de avião durasse cerca de duas horas.

Ricardo Falarini, além de empresário, também atuava como advogado na região de Vila Prudente, em São Paulo. Ele exercia a função de sócio-diretor da ML Negócios Imobiliários e tinha grande atuação em processos que versavam principalmente sobre direitos imobiliários, contando com inúmeros processos em varas da capital e do interior. Em sua página no Facebook, ele se apresentava como membro do Rotary Club da Vila Alpina, tendo assumido a presidência do clube em 2017.

Já Benedito Aparecido da Silva era proprietário de uma rede de farmácias, em sociedade com a esposa. Além disso, ele era advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo, desde 2002. Conhecido como Bene Danita, o empresário chegou a se candidatar a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2002, pelo partido Republicanos. Além disso, possuía duas aeronaves Cessna, conforme declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas redes sociais, as reações diante do acidente não tardaram a surgir. O Rotary Club da Vila Alpina e a subseção de Vila Prudente da Ordem dos Advogados do Brasil divulgaram notas de pesar pelas perdas, e familiares e amigos das vítimas também expressaram suas condolências e tristeza nos perfis sociais.

No entanto, a possível causa do acidente ainda está sendo investigada. O mau tempo na região no momento do acidente, com chuvas e baixa visibilidade, pode ter contribuído para a tragédia aérea. Vizinhos relataram à Polícia Civil terem visto o avião voando baixo e caindo com estrondo, no terreno de uma chácara na região. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e encontraram os ocupantes sem vida. O avião ficou completamente destruído na queda e equipes de investigação de acidentes aéreos realizaram perícias no local do acidente.

O avião que os dois amigos ocupavam, um modelo PA24-260, ano 1970, com prefixo PT-DKA, estava em situação regular de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, a Polícia Civil de Ribeirão da Serra abriu um inquérito para investigar a morte dos ocupantes da aeronave.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo